Capadócia - Turquia


Ah!! O que falar da Capadócia? Que é um dos lugares mais diferentes, bonitos e fascinantes do mundo? Que a sensação de ver essa cidade do alto é a melhor do mundo? Que em cada lugarzinho, casa colina, casa casinha no meio da montanha é um convite a imaginação? Não importa. O que importa mesmo é que o lugar é realmente DIFERENTE, MÁGICO E ESTONTEANTE!




A Capadócia é  um lugar que você precisa conhecer antes de morrer. Foi lá que tive umas das sensação mais incríveis de minha vida. Imagine você conseguir ver o sol nascer de dentro de um balão a uns 700 metros do chão? Olhar o horizonte e conseguir observar  aquelas formações rochosas super diferentes que mais parece de outro planeta?  E ainda por cima, poder  observar algumas centenas de balões coloridos por todos os lados? LOUCOOOO MESMO!






Além disso tudo você consegue ter a sensação de estar bem pertinho de Deus e que ele está ouvindo suas preces.  Pois é, a Capadócia é um lugar único, e a cereja do bolo é o passeio de balão. Na realidade, já tinha gostado de tudo...desde as cidades subterrâneas até o comercio local...Mas foi o passeio de balão que realmente me emocionou e que fez da Turquia o lugar mais fascinante de todos que já conheci.




Lá tem vários vilarejos e muitos pontos turísticos.  Uma das características mais fortes do local são as formações de origem vulcânicas, que são bem diferentes, e acabaram formando inúmeras cavernas. Se você gosta de um lugar rústico e de cidadezinhas a Capadócia é perfeita. Ah.. O olho turco está em todo lugar lá...dizem que te protege de coisas ruins!



Além do passeio de balão o que torna a Capadócia encantadora são as paisagens mais diferentes e impressionantes que tem por lá. Tem de tudo um pouco, desde vales, casinhas que são dentro das cavernas, algumas cavernas tem aquele vidro na janela, castelos e algumas formações naturais que mais parecem cogumelos, que também é conhecida como chaminés de fada.



Para chegar até a Capadócia, partimos de Pamukalle de onibus. O caminho foi bem longo, cerca de 650 quilometros, mas nem senti....de tão confortável que era o ônibus (ar condicionado) e com a vista fantástica que tinha lá fora (muita plantação de papoula e muito povo nômade também). Como o caminho tinha muita coisa legal para ver e nessa altura já conhecia muitas pessoas no onibus, nem senti o cansado da longa distancia. Logo na entrada da cidade, a gente já consegue avistar as vendedoras de bonecas!




Ela está localizada na parte asiática da Turquia, tem várias cidades que compoem a região, mas ficamos mesmo em Goreme. Conhecemos primeiro a cidade subterrânea. Pelo relato do guia, existia uma povo que morava lá, que que o principal motivo de morar debaixo da terra era de se proteger de invasores.


Cidade Subterrânea
O hotel também foi uma experiência bem legal. Era só abrir ir até a sacada  que a gente já conseguia ver as formações tipicas com formatos de bruxas, fadas, cogumelos, castelos.

Mas o que a gente queria mesmo era voar de balão! Estávamos super ansiosas, no dia anterior o passeio foi cancelado devido a condições climáticas. E eu  tinha a certeza de que não iria embora sem entrar naquele balão... Mesmo porque, uma viagem até lá não estaria completa sem esse passeio.  Mas eis que deu tudo certo! No dia seguinte voo autorizado e foi só alegria. Fiz até um vídeo sobre o nosso voo. Veja abaixo.


Para fazer o passeio a gente teve que acordar as 4 da matina, isso para a gente aproveitar o nascer do sol. Quando chegamos próximos do lugar onde sairia os voos eu resolvi subir em uma montanha para tirar algumas fotos...Tomei um susto!!! Cara, de repente comecei a ouvir uns uivos....quando eu vi tinha uns 05 cachorrões que mais pareciam lobos...na real, eu achei que eram lobos e sai correndo!! rssssss. Nunca vi uma raça de cachorro tão grande em minha vida...E lá na Capadócia está cheio deles.



Bom, chegamos lá e os balões já estavam sendo inflados. Ficamos observando e ouvindo o barulho das chamas enchendo os balões...que também é um espetáculo a parte. Por fim subimos no balão, que cabia por volta de 21 pessoas e foi só contemplar o horizonte, o nascer do sol, centenas de balões coloridos e a paisagem surreal da Capadócia.






No final do passeio, o baloeiro e sua equipe abriram uma champanhe, nos serviram em belas taças  e nos entregaram o certificado do voo.


Seu eu voltaria lá? 100% de certeza que sim, sim sim....

DICAS:

1) No balão faz calor devido as chamas, portanto não se preocupe tanto com o frio.
2) Reserve uns 03 dias no minimo na Capadócia (tem muita coisa para fazer lá)
3) Nada de salto por lá...é muito rochoso
4) Aconselho que você faça um preparo físico. Anda muito, sobe e desce morro, e ainda por cima tem que escalar e pular para entrar e sair do balão.
5) Saia a noite no bairro URGUP é muito legal.
6) Não esqueça de ficar perto do guia para ouvir as histórias...principalmente das cidades subterrâneas.
7) Reserve seu passeio de balão logo para o primeiro dia...se por acaso não puder subir no dia que você reservou, ainda sobre outras possibilidades.
8) Roupas confortáveis (com lycra)
9) Jamais, em hipótese alguma, esqueça de carregar o celular.
10) Vá no verão...No inverno tudo fica mais difícil.

Ah e se você está pensando em ir viajar, mas não sabe por onde começar ou não tem tempo eu posso providenciar tudo para você! Do jeito que você quer e com a liberdade que você precisa. Não importa se é aqui no Brasil ou lá no Exterior💗💗 Eu organizo tudo para você tah? É só acessar o meu site:

www.lucianechiodi.com.br

Me siga nas redes sociais:

  • Insta: viagensdaluluzinha
  •  face: https://www.facebook.com/luciane.chiodi/
  • Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luciane-chiodi-3b512720/


Quanto custa viajar sozinha pelo pelo por 60 dias

 Olá!! Tudo bem? Recentemente eu fiz uma viagem sozinha pelo mundo que durou mais de 60 dias. Como lá no instagram muitas pessoas questionar...