terça-feira, 8 de agosto de 2017

Pamukkale - Turquia

Castelo de Algodão
Cheguei em Pamukkale a partir de Antália. A distância entre Antália e Pamukkale é de aproximadamente 220 quilômetros.  Essa percurso foi feito de ônibus e foi bastante tranquila e confortável. Para você ter uma idéia, a  distância de Istambul até Pumakkale é de aproximadamente 650 quilômetros! Levando em consideração que a Turquia é um País grande e que as cidades que são imperdíveis de se visitar  tem uma grande distância entre uma e outra (Istambul, Pamukkale e Capadócia)  recomendo que  estude detalhadamente a distância que você está a fim de percorrer por via terrestre, e se achar que é muito pesado, faça a opção pelo  aéreo!

Os voos internos da Turquia são bem em conta e você ainda ganha bastante tempo! No entanto, se você optar pelo terrestre  ainda consegue observar a paisagem , o povo  nômade da Turquia, os castelos,  uma vasta plantação de papoula pelo caminho  e de quebra ainda consegue ver a cordilheira de Taurus!
Castelo  visto da estrada Antalia-Pamukkale
Na minha singela opinião Pamukkale é o lugar mais impressionante, mais bonito, mais diferente e mais exuberante que eu já vi na vida. É maravilhoso demais e é conhecido como um lugar único no planeta! 
Alto do Castelo de Algodão
Existem várias piscinas no alto de uma montanha de mais de 200 metros de altura, e muito branca! Por isso o nome Pamukkale, que quer dizer: “Castelo de Algodão”. O guia contou que essa formação aconteceu devido à precipitação de carbonato de cálcio vindo das águas quentes da montanha!

Piscinas com água na cor azul

Aquelas piscinas branquinhas como neve e cheia de água azul é algo totalmente fora do que estamos acostumados a ver! É um convite a contemplação e a imaginação vai a mil!! 


Eu cheguei a imaginar mil coisas acerca de sua criação (desde extraterrestres até um devaneio da Cleópatra, rsss)

Referência a Cleópatra 

A visita lá só é permitida sem sapatos e, tem vários seguranças controlando o acesso. Eu vi uma senhora dar um piti lascado porque não queria tirar os sapatos para subir...e o segurança não deixou! Mas andar lá descalço não é ruim, o chão é bem lisinho e nem machuca os pés.




Subida do Castelo

Apesar de ser um local que dá para conhecer muito bem em um dia, é uma judiação e um desperdício dedicar somente um dia para conhecer esse lugar. Principalmente porque a área que fica o castelo de algodão (piscinas) tem um ponto de apoio para os turistas com restaurante, banheiros, lojinhas, museus e um sitio arqueológico logo na saída, também conhecido como Hierapolis! 

O Show da vida é ir no verão! Aí acontece como aconteceu comigo, você simplesmente cai de roupa e tudo naquelas piscinas!

Tanto Pamukkale quanto Hierapólis foram declarados Patrimônio Mundial pelo UNESCO em 1988.
Mas, vamos ao que interessa, vou detalhar como foi a minha passagem por lá. Ficamos hospedados no hotel Tripolis, bem pertinho das piscinas de Pamukkale e do centrinho da cidade. 

Piscina e vista do hotel
Como a temperatura estava por volta dos 40  graus, foi uma maravilha! Chegamos no finalzinho da tarde e aproveitamos a piscina do hotel que tinha uma vista linda para a montanha e o castelo de algodão.




Com relação a comida não gostei muito não! Aliás não gostei muito da comida da Turquia como um todo. No entanto, nesse hotel a coisa ficou bem ruim...rsss! Teve gente que curtiu, mas eu não! Uma coisa que me chamou muito a atenção é o hábito de comer tomate, pepino e talos de salsinha no café da manhã! Senti muita falta do pãozinho na chapa com um pingado!

Acordamos cedo e fomos logo conhecer esse lugar fabuloso e mágico.




Eu estava com receio de usar biquíni, pelo fato de ser Turquia e tal...Mas me arrependi até o último fio de cabelo! Todo mundo usa, não importa o tamanho. Por isso, ao ir até lá já se organize para estar com uma roupa de banho! Se não quiser ir vestida não tem problema, lá tem vestiário e armários! Veja o video abaixo, ele descreve bem esse lugar ESPETACULOSO!!


Para entrar nas piscinas é necessário pagar um ingresso no valor de 10 liras. E o local funciona todos os dias. Mas para tomar um banho romano e entrar na piscina onde Cleopatra tomava banho é mais caro, custo em média 32 liras para duas horas. No fundo dessa piscina tem algumas  colunas de mármore que caíram do templo de Apolo durante um terremoto fazendo com que os banhos se tornassem sagrados. A água além de ser considerada mineral é também termal já que brota do solo a uma temperatura bem morna.

É possível ainda fazer voos de  paraglider sobre o complexo! Minha frustação nessa viagem. Não consegui chegar nem perto, devido ao grande número de pessoas interessadas em voar sobre o castelo.




Se você estender sua visita ao parque até o fim de tarde, é capaz que você veja o  pôr-do-sol mais espetacular do planeta.




Depois que você aproveitou bem as piscinas, ainda é possível visitar o museu que tem ali (5 liras) e verá muita coisa legal. Depois é  partir para visitar Hierápolis, que é cidade romana do século II a.C.! Lá tem imponentes ruínas que nos ajuda a imaginar  uma  cidade romana nessa época e  o estilo de vida de seus habitantes.

Hierapólis

Bom, foi isso!!! Uma viagem inesquecível que com certeza voltarei e dedicarei no mínimo 04 dias para Pamukkale. Quer ir? É só me falar...AHH e não esqueci de seguir o blog...tem um botão seguir do seu lado superior direito!!!

Dicas:

1) Vá no verão da Turquia
2) Leve roupa de banho e toalha
3) Leve protetor solar
4) Não esqueça os óculos de sol
5) Jamais esqueça o protetor solar
6) Um dia é pouco demais
7) Se quiser voar de paraglider  procure o instrutor logo na chegada
8) Leve uma mochila pequena para guardar seus sapatos
9) Cuidado com o sol ao visitar Hierapólis (anda bastante e tem pouca sombra)
10) Visite o Museu que tem a



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte dessa viagem!!!